Investimento em Usina Fotovoltaica em Novo Hamburgo

Escrito por: Marlon Glitz

Escrito por: Marlon Glitz

Data da publicação: 06/08/2023

Você de Novo Hamburgo quer Investir em Usina Solar Fotovoltaica?

Oportunidades em Novo Hamburgo Para Usinas Fotovoltaica

Com base nas características geográficas e climáticas de Novo Hamburgo, a cidade apresenta um potencial promissor para a implementação de usinas de investimento em energia solar fotovoltaica. Sua localização no centro-sul da região Sul do Brasil, com uma latitude de 29°40’40” Sul, proporciona uma incidência solar favorável durante grande parte do ano.

Pensando em colocar Energia Solar?

Receba um orçamento sem compromisso detalhado para atender sua demanda.
Preencha as informações abaixo.

O clima subtropical da região

Com uma temperatura média anual de 19 °C, oferece condições propícias para a utilização eficiente da energia solar como fonte de eletricidade. Embora ocorrências de precipitação de neve sejam raras, a alta exposição ao sol ao longo do ano torna a energia solar uma opção atrativa e sustentável para abastecer a região.

Além disso, a proximidade de Novo Hamburgo com outros municípios, como Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Gravataí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Taquara, abre oportunidades para o desenvolvimento de projetos conjuntos e interconexão de usinas fotovoltaicas, fortalecendo ainda mais o uso dessa fonte renovável na área.

A presença do Rio dos Sinos e dos arroios que banham a cidade

Oferece a possibilidade de combinar o uso de energia solar com outras fontes de energia limpa, como a hidrelétrica, para um abastecimento mais diversificado e sustentável.

Então, dessa forma, a implantação de usinas de investimento em energia solar fotovoltaica em Novo Hamburgo contribuiria para a redução das emissões de gases de efeito estufa, diminuindo o impacto ambiental e promovendo o desenvolvimento sustentável da região. Além disso, estimularia a criação de empregos locais e a atração de investimentos no setor de energia renovável, beneficiando a comunidade e a economia da região com um todo.

Prefeitura de Novo Hamburgo com Usina Solar Fotovoltaica

Não é uma Usina Solar Fotovoltaica para Investimento externo, mas já ajuda a prefeitura a economizar com custos altos de energia.

O Governo Municipal de Novo Hamburgo, localizado no Rio Grande do Sul, será suprido por energia solar. A usina de energia fotovoltaica está sendo implantada no terreno situado nos fundos do edifício, e prevê-se que entrará em pleno funcionamento em aproximadamente 180 dias. Essa iniciativa tem como propósito gerar uma economia anual superior a R$ 500 mil em eletricidade para a administração pública. O projeto é resultado de uma parceria com a RGE, que destina uma porcentagem do seu faturamento anual para projetos voltados à eficiência energética, de modo que não acarretará custos para a prefeitura.

De acordo com a gestão municipal, os recursos arrecadados são direcionados para investimentos nos municípios, e o prédio administrativo de Novo Hamburgo foi escolhido como um dos beneficiários. O terreno onde os painéis solares estão sendo instalados anteriormente servia como área de estacionamento e depósito de materiais de construção.

Portanto, o prazo de 180 dias engloba todo o processo, desde a construção e montagem dos painéis solares até a substituição do sistema de medição e a realização dos trâmites burocráticos. O secretário de Obras, Serviços Urbanos e Viários, Paulo Vargas. Enfatiza que esse projeto é beneficial para a cidade, uma vez que não há nenhum investimento por parte do poder público. “Além de produzir energia limpa e renovável, o objetivo dessa iniciativa é economizar nas despesas de eletricidade da prefeitura e reinvestir o valor economizado no município”, explica o secretário.

Então vale ressaltar que o Hospital Municipal de Novo Hamburgo já adotou um sistema de energia sola. Em junho do ano passado, o qual foi implementado mediante um investimento de R$ 385 mil, através do Programa de Eficiência Energética (PEE) da RGE.

O Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia – RGE, uma empresa do Grupo CPFL, foi estabelecido com o propósito de combater o desperdício de energia elétrica. E promover ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a regularização do fornecimento de energia para consumidores irregulares, dentre outras medidas.

Retorno e Investimento

Em suma, a implementação de uma usina solar fotovoltaica de 75kwp, com um investimento médio entre 450 a 500 mil reais. Tem se mostrado uma alternativa viável e promissora para a geração de energia limpa e renovável. Considerando diversos fatores, como o tamanho da usina, localização, tecnologia dos painéis solares e incentivos fiscais, é possível alcançar rendimentos mensais significativos.

Então, em média, esse tipo de usina solar tem a capacidade de gerar um retorno financeiro mensal que varia entre 6 a 7 mil reais. Esse cenário atrativo incentiva o crescimento da utilização de energia solar no Brasil, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. E também apresentando oportunidades de investimento com retornos consistentes e alinhados com a busca por fontes energéticas mais limpas e eficientes.

Ranking Usinas em Novo Hamburgo

Novo Hamburgo se destaca como uma cidade pioneira na adoção de energia fotovoltaica no Brasil, com uma média total impressionante de 53,6 MW instalados. Esse feito coloca a cidade entre as principais do país em termos de instalações de energia solar fotovoltaica. A crescente conscientização sobre os benefícios ambientais e econômicos da energia solar tem impulsionado a implementação de projetos solares em larga escala na região. Portanto, além de contribuir para a redução das emissões de carbono, essa significativa capacidade instalada reforça o compromisso dos moradores de Novo Hamburgo. Com a sustentabilidade e o aproveitamento de fontes de energia renovável para garantir um futuro mais limpo e sustentável.

Últimos Artigos Publicados